João Pessoa

Zona Sul de João Pessoa concentra quase metade do crescimento imobiliário da capital

Por Execut

Compartilhe

Zona Sul de João Pessoa concentra quase metade do crescimento imobiliário da capital

Em janeiro deste ano, de acordo com dados do Sindicato das Indústrias da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon), 42% dos imóveis vendidos na capital paraibana estavam concentrados na Zona Sul, que abrange bairros como Bancários, Mangabeira e José Américo. Considerando a manutenção dos negócios da construção civil no Estado mesmo em cenário de crise, a Zona Sul da capital configura-se, atualmente, com um dos principais polos de investimento do setor na Paraíba.

Para o diretor executivo da Sinduscon, João Henrique, o crescimento exponencial dos investimentos na área em relação às outras regiões da cidade pode ser explicado por fatores tanto geográficos quanto econômicos.

“Essa região de João Pessoa é a última grande fronteira para exploração das construtoras”, explica. “Todas as outras regiões já estão limitadas: na Zona Norte temos o limite com o município de Cabedelo; na Zona Oeste, com Bayeux; e, na Zona Leste, há o oceano. Então, por simples disponibilidade geográfica, a Zona Sul é o espaço natural que a cidade tem para se expandir”, diz.

Segundo Henrique, questões econômicas também influenciam na ascensão da construção e venda de imóveis nos bairros ao sul da capital. Os imóveis construídos nesses locais estão, geralmente, alocados na Faixa 1 do programa Minha Casa, Minha Vida – ou seja, são empreendimentos mais baratos, voltados para famílias com renda de até R$ 1.800 mensais.

A discrepância entre os preços praticados em empreendimentos nesta parte da cidade e os de imóveis mais próximos à orla, por exemplo, fica clara nos dados sobre o preço do metro quadrado em João Pessoa, divulgados pela Sinduscon.

“São imóveis com valores acessíveis e facilidades de venda, como gratuidade do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e custos de cartório cobertos”, diz Henrique. “Por causa disso, são lançamentos que costumam vender com mais facilidade”, acredita.

Baixo valor e boas vendas atraem construtoras

O baixo valor do metro quadrado, aliado à alta procura, vem atraindo construtoras que se “especializaram” em imóveis em bairros como Bancários e Água Fria.

Fonte: Jornal da Paraíba http://bit.ly/zonasuljp

Tal vez le interese