A importância da incidência solar nos ambientes

  • Idéias

Na hora de escolher um imóvel, entre outros fatores, é muito importante prestar atenção na incidência solar sobre o imóvel. Esse termo se refere à quantidade de luz natural que entra no imóvel, qual a sua posição, entre outros.

Um imóvel com boa iluminação proporciona ambientes com manhãs ou tardes mais longas, e contribui para uma melhor climatização, já que o calor do sol ajuda a tornar o imóvel mais aconchegante, e a ventilação natural tende a equilibrar a sensação térmica nos ambientes. Outro aspecto que precisa ser destacado é que é cientificamente comprovado que a luz natural faz bem para a saúde e melhora significativamente o bem-estar e a qualidade de vida quando está constantemente presente no dia a dia.

Você pode escolher entre imóveis que recebem mais luminosidade pela manhã ou pela tarde. Tudo depende de como funciona o seu dia a dia. Se você tem ou gostaria de ter o hábito de acordar cedo de manhã, um imóvel com muita recepção de luz solar pela manhã é ideal. Para isso, quanto mais voltado ao Leste, maior a incidência de luz natural no período da manhã nos ambientes. Esse contato com a luz solar pela manhã cedo ajuda a regular o relógio biológico, fazendo com que você acorde naturalmente mais cedo.

Caso você prefira o período da tarde, imóveis com a face voltada mais para o Oeste são a melhor opção. O sol de 12h às 18h deixa os ambientes aquecidos por mais tempo, e ainda oferecem a excelente vista do pôr-do-sol, todos os dias. 

Os efeitos da incidência solar também variam entre os cômodos. No quarto, o sol da manhã faz com que você desperte mais rapidamente, enquanto que o sol vespertino garante noites mais aquecidas. Na sala, é interessante ter o sol da tarde como maior destaque, já que, por ser um ambiente de convivência dos moradores da casa, uma iluminação mais amena é bem-vinda. Na cozinha, por sua vez, a entrada do sol matinal tende a ser uma excelente opção, visto que ajuda a despertar e motivar a preparação de refeições para o início do dia.

A Execut tem o imóvel que você procura! Escolha entre uma diversidade de imóveis nas mais diversas posições, localidades e para todos os orçamentos. Entre em contato conosco e encontre o imóvel dos seus sonhos em João Pessoa.