A malha cicloviária da cidade de João Pessoa aumentou 30,8 quilômetros entre os anos de 2017 e 2018

  • João Pessoa

A malha cicloviária da cidade de João Pessoa aumentou 30,8 quilômetros entre os anos de 2017 e 2018, o que representa um aumento de 75,6% em um ano.

É o que mostra o levantamento feito pelo G1 e pela GloboNews junto às prefeituras das 26 cidades e ao governo do Distrito Federal.

Em julho deste ano, a malha ferroviária da capital da Paraíba atingiu 71,5 quilômetros. Em 2017, a quilometragem chegava a 40,7 quilômetros de vias. A nível nacional, o aumentou foi de 133% em quatro anos, chegando a uma quilometragem de 3.261 de dias destinadas a bicicletas.

Esse aumento fez João Pessoa sair de 9ª para 15ª capital com menor malha cicloviária do país. Além disso, em relação a malha total, a cidade apenas uma porcentagem ainda pequena, de 2,86%, no entanto, bem próxima da média nacional, de 3,07%.

O levantamento do G1 ainda mostrou que a capital da Paraíba tem 11.358 habitantes para cada quilômetro de malha cicloviária.

O Técnico do Departamento de Saúde Pública, Meio Ambiente e Determinantes Sociais da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), Thiago Herick de Sá propõe quatro ações para melhorar a mobilidade urbana nas cidades no futuro.

“Primeiro, temos que envolver a sociedade como um todo desde o princípio nos planejamentos de políticas públicas de mobilidade, em particular no apoio ao uso da bicicleta. Esse é um aspecto fundamental.

O segundo aspecto é fazer uma avaliação muito criteriosa, do impacto dessas políticas na saúde, na economia, na redução dos gastos em saúde para a população como um todo. O terceiro é ter um trabalho intersetorial.

Trazer o setor saúde, trazer o setor de transporte, de energia, de planejamento urbano. A gente precisa de todo mundo na mesma mesa para construir isso de uma forma sistêmica e de uma forma integrada. O quarto elemento é construir junto com a sociedade uma visão de futuro”, afirma.

Fonte: G1 Paraíba (https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2018/08/28/joao-pessoa-registra-aumento-de-75-em-vias-destinadas-a-bicicletas-em-um-ano.ghtml)