É a crise

  • Idéias

Em tempos de crise, o maior crime de todos é o desperdício de dinheiro. Os orçamentos mensais estão cada vez mais na ponta do lápis. O interessante é saber com oque se pode gastar, porém a maioria das pessoas não sabe fazer isso. Em uma pesquisa feita recentemente, aponta que a população brasileira em sua maioria, não sabe administrar seu salário. 

Em meio a tantos aumentos como, da carne, com aumento de mais de 30% desde o final do ano passado, combustível na casa dos 11%, fica difícil organizar os gastos mensais uniformes. A lista é grande, e o salário se torna cada vez menor. Aumento vai e vem, mas você podem organizar melhor suas despesas sem precisar ficar no vermelho. Vão algumas dicas:

   1. Anote seus gastos diários

    Desde um chiclete ou um lanche rápido, tudo precisa ser anotado.

    Tenha uma planilha financeira

    2. Seja ela de papel ou em forma de app, a planilha é uma forma de organizar melhor o sua receita e despesa.

    3. Use um gerenciador financeiro. Mais rápido e mais prático que a planilha, o gerenciador financeiro é uma forma de contabilizar de uma maneira mais eficaz e rápida tudo que entra e sai do seu orçamento, uma dica é o Guia de bolso (https://goo.gl/02glu9).

    4. Quite suas dívidas

    Quitar as dívidas deve ser sempre prioridade. Apenas dessa forma é possível ter uma vida financeira equilibrada e conseguir economizar para realizar seus sonhos no futuro. Crie uma reserva financeira.

    5. Ter um fundo para emergências é essencial para não passar apertos caso aconteça algum imprevisto na sua vida, como um carro quebrado, uma doença inesperada ou a perda do emprego.

    6. Fuja das compras por impulso

    A compra por impulso é uma das grandes inimigas da vida financeira saudável. Para evitar este hábito e manter as finanças sempre em dia, comece a planejar suas compras.

E por fim, planeje, planeje, planeje! As despesas fixas como, como aluguel, condomínio e mensalidade do colégio tem prioridade. Em seguida, parta para as despesas variáveis, mas assim essenciais, como conta de luz, gás e supermercado. Tenha uma vida controlada e mais saudável, administrando suas despesas, pois tudo é uma questão de hábito.

Gostou das dicas? Compartilhe nas redes sociais abaixo.