10 Dicas para se ter um condomínio organizado

  • Idéias

Se você já tem anos de experiência com a manutenção de um condomínio não custa fazer um check in e ver se já faz tudo correto, caso você não tenha nenhuma experiência, as dicas abaixo podem te ajudar e muito, veja o que separamos para te deixar afiado quando o assunto é manutenção de condomínio.

1. Economize água

Lavagens excessivas de áreas como garagem, além de reduzir a vida útil do piso, ainda trazem um grande desperdício de água. Utilize sempre equipamentos que sejam apropriados e que sejam ecologicamente feitos para reduzir o consumo. Além disso, também é importante pensar em ações para coletar a água da chuva, assim, essa água armazenada poderá ser utilizada não só em limpeza, mas como no jardim.

2. Mantenha a caixa d'água limpa

Além de evitar que futuramente vazamentos possam danificar a estrutura, a limpeza e manutenção da caixa d’água evita que mosquitos como o aedes aegypti, possam estar se apropriando para multiplicar seus ovos. Por isso, a limpeza é algo tão importante, além de que, todos os moradores precisa ter a certeza que a água que chega a suas torneiras é limpa e própria para banho e outras atividades.

3. Faça investimentos no condomínio

Como é bom entrar em um prédio que acabou de ser entregue, com aquele cheirinho de novo maravilhoso. O problema é que com o passar o tempo, a maioria dos síndicos perdem o hábito que sempre realizar uma manutenção de áreas com playground, piscina, salão de festas e outras mais. Se em determinado tempo, os materiais forem trocados, além de gerar um bem estar a todos os moradores, o prédio se torna valorizado financeiramente por sempre estar em bom estado de conservação, facilitando transações como compra e venda.

4. Faça vistorias

Elas são essenciais para manter um calendário de manutenções em ordem. Muitas pessoas costumam achar que não se deve procurar problemas, mas isso é totalmente infundável, visto que quanto antes se encontra o problema, mais fácil de corrigir. As vistorias precisam ser em todas as áreas do prédio, eletricidade, encanamento, estrutura de colunas, rachaduras e outros.

5. Invista em impermeabilização

Se a cidade onde você mora é afetada por muitas chuvas, a impermeabilização é fundamental, seja na estrutura ou topos do prédio. Hoje em dias muitos materiais estão em circulação pelo mercado, isso também é algo a ser analisado.

6. Segurança acima de tudo

Investir em segurança é primordial, hoje é muito fácil se adquirir sistemas de segurança próprios, da mesma forma que o mercado também conta com diversas empresas que proporcional segurança eletrônica e pessoal. O sistema de câmeras pode reduzir muitas dores de cabeça para o síndico, como pequenos furtos, amassados em carros, más condutas de moradores ou visitantes, entre outros mais.

7. Acessibilidade em todos os locais

Algumas pessoas podem ter necessidades especiais, ou em casos de acidentes, precisarem utilizar muletas, cadeiras de rodas, ou qualquer outro equipamento que ajude na mobilidade. Por mais que o prédio não tenha sido construído pensando nisso, o papel de síndico é pensar em todos como um todo, reconhecendo a necessidade atual, como futuras também. Por isso é importante reconhecer isso, adaptando a locomoção das principais áreas para usufruto de todos.

8. Mantenha o regimento interno atualizado

Os anos passam, as leis mudam, e é sempre bom atualizar também o regimento interno. Isso serve para descartar artigos sem fundamento, e acrescentar melhorias para todos os moradores.

9. Kit de boas vindas

Além de saudar novos moradores, o kit de boas vindas é uma ótima de ideia para comunicar sobre regras de boa convivência, normas do condomínio, atividades realizadas e outras notificações que servem de norte para os novos moradores. O kit também deve conter número de contato do síndico, demais números de contatos de funcionários e ficha cadastral.

10. Respeito

Lembre-se que qualquer dica de manutenção e proteção no condomínio só pode funcionar se todos tiverem respeito por todos os profissionais envolvidos em cada tarefa. Tudo começa e termina no respeito, por isso pode exagerar nas doses.