Mundo imobiliário

5 dicas para comprar o primeiro apartamento

Por Execut

Compartilhe

5 dicas para comprar o primeiro apartamento

Comprar o primeiro apartamento é um grande passo para alcançar a independência. Entretanto, essa etapa da vida vem acompanhada de grandes responsabilidades, e, portanto, é necessário um bom planejamento, tanto pessoal quanto financeiro, a fim de seguir com confiança e conquistar mais essa realização. Confira essas dicas:

- O planejamento financeiro é essencial para qualquer transação maior como a compra de um imóvel. Apesar da empolgação causada pela perspectiva de mais privacidade e independência, é necessário analisar o orçamento disponível, tanto no total quanto mensal, para evitar dores de cabeça no futuro. Leve em consideração fatores como o valor da sua renda, se ela é fixa ou não, se você tem uma poupança disponível para a compra, entre outros.

- Analise as opções de bairros cuidadosamente. Identifique primeiro quais são os locais que você tem poder aquisitivo para considerar, e depois analise aspectos como segurança e comodidades. Verifique a distância do local para os lugares que você precisa ir constantemente, como o seu trabalho, universidade ou outros compromissos, e analise também a situação do transporte público, ou dos acessos por rodovias, dependendo de como você se locomove no dia a dia.

- Entenda bem as suas necessidades: verifique de quanto espaço você precisa, se é essencial ter área de lazer à disposição, quais as comodidades que são indispensáveis para você, entre outros. Existem diversas opções de apartamentos no mercado, para os mais diversos estilos de vida: desde studios compactos, com metragem reduzida, até lofts, flats, apartamentos comuns, coberturas duplex ou triplex, etc. Tudo depende do seu orçamento, vontade e necessidades diárias.

 - Qual o seu prazo para se mudar? A resposta para essa pergunta ajudará a identificar se será mais vantajoso para você comprar um imóvel já finalizado ou se vale mais a pena um apartamento na planta. Entre outros aspectos, a principal distinção entre essas duas opções é o valor: imóveis ainda em construção tendem a ser mais baratos do que apartamentos finalizados, mas têm a desvantagem de não estarem prontos para morar.

- Por fim, procure entender os diferentes tipos de financiamento disponíveis para o apartamento que você escolheu. Assim, você será capaz de identificar o melhor para a sua realidade. Uma boa opção para facilitar essa parte burocrática é procurar uma boa imobiliária, visto que uma equipe profissional tem muito mais experiência e será capaz de te ajudar de forma personalizada.

A Execut está disponível para te ajudar a realizar o seu sonho. Contamos com uma vasta equipe de corretores e um catálogo diferenciado de imóveis para atender a cada demanda. Entre em contato conosco!

Talvez seja do seu interesse