Provavelmente a sua resposta seja: “CLARO QUE SIM!” Com tantas agitações e mil tarefas a se fazer no dia a dia, é raro mesmo encontrar alguém que não sofra com estresse. A OMS(Organização Mundial de Saúde) fez um levantamento e constatou que 90% da população mundial sofre disso. Sem contar com as doenças que são associadas ao estresse, como câncer, depressão, diabetes e hipertensão – a lista ainda pode ser bem maior.
E olha só, não para por ai, o Brasil é o segundo país com maior nível de estresse do mundo, a cada dez trabalhadores, três ao menos sofrem de esgotamento mental intenso. Acima falamos algumas doenças que podem estar associadas, mas existem os “sintomas” que são:
- dores de cabeça - dor muscular
- queda de cabelo - distúrbio no sono
- problemas gastrointestinais - fadiga mental
- depressão por desilusão - falta de criatividade
Bom, se você tem passado por isso, a dica e simples, se não puder se livrar dos problemas, aprenda com eles, procure mudar alguns hábitos para se sentir melhor, passe a comer mais frutas, e ingerir mais água por exemplo, troque o refrigerante por sucos e o consumo de massas e frituras por cereais. Uma alimentação equilibrada pode te ajudar e muito, a manter seu corpo em melhor funcionamento.
Na dúvida se você anda muito estressado, faça um teste e veja em que nível você está, seja sincero.
Pense no seu dia a dia e responda aos itens abaixo. Some os pontos e veja o resultado.
1= Raramente, 2= Às vezes e 3= Frequentemente
1. Sinto-me insatisfeito com minha vida pessoal.
2. Quando me sinto pressionado, explodo.
3. Aceito novas tarefas mesmo quando estou sobrecarregado.
4. Adoeço com frequência.
5. Tenho usado bebidas alcoólicas/medicamento para relaxar.
6. Tendo a me fixar no lado negativo das situações.
7. Tenho dificuldade para dormir.
Resultado:
Até 9 pontos: Sinal verde! Você está lidando bem com suas demandas, seja por não se sentir muito exigido no momento ou por possuir técnicas eficientes para lidar com o stress.
De 10 a 15: Sinal amarelo! Transforme suas dificuldades em desafios e planeje manter um estilo de vida saudável. Mude o que puder na sua rotina e organize-se para lidar com situações que não tem controle para mudar.
Acima de 15: Sinal vermelho! Você está permitindo que as pressões prejudiquem sua qualidade de vida. Preste mais atenção no seu dia a dia e organize-se para enfrentar as situações sem prejuízos a sua saúde. A orientação de um profissional pode ser importante.
Fonte: Ana Maria Rossi, PhD, presidente da International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR) e copresidente na Divisão de Saúde Ocupacional da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA).