Zona Sul de João Pessoa concentra quase metade do crescimento imobiliário da capital

  • João Pessoa

Em janeiro deste ano, de acordo com dados do Sindicato das Indústrias da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon), 42% dos imóveis vendidos na capital paraibana estavam concentrados na Zona Sul, que abrange bairros como Bancários, Mangabeira e José Américo. Considerando a manutenção dos negócios da construção civil no Estado mesmo em cenário de crise, a Zona Sul da capital configura-se, atualmente, com um dos principais polos de investimento do setor na Paraíba.

Para o diretor executivo da Sinduscon, João Henrique, o crescimento exponencial dos investimentos na área em relação às outras regiões da cidade pode ser explicado por fatores tanto geográficos quanto econômicos.

“Essa região de João Pessoa é a última grande fronteira para exploração das construtoras”, explica. “Todas as outras regiões já estão limitadas: na Zona Norte temos o limite com o município de Cabedelo; na Zona Oeste, com Bayeux; e, na Zona Leste, há o oceano. Então, por simples disponibilidade geográfica, a Zona Sul é o espaço natural que a cidade tem para se expandir”, diz.

Segundo Henrique, questões econômicas também influenciam na ascensão da construção e venda de imóveis nos bairros ao sul da capital. Os imóveis construídos nesses locais estão, geralmente, alocados na Faixa 1 do programa Minha Casa, Minha Vida – ou seja, são empreendimentos mais baratos, voltados para famílias com renda de até R$ 1.800 mensais.

A discrepância entre os preços praticados em empreendimentos nesta parte da cidade e os de imóveis mais próximos à orla, por exemplo, fica clara nos dados sobre o preço do metro quadrado em João Pessoa, divulgados pela Sinduscon.

“São imóveis com valores acessíveis e facilidades de venda, como gratuidade do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e custos de cartório cobertos”, diz Henrique. “Por causa disso, são lançamentos que costumam vender com mais facilidade”, acredita.

Baixo valor e boas vendas atraem construtoras

O baixo valor do metro quadrado, aliado à alta procura, vem atraindo construtoras que se “especializaram” em imóveis em bairros como Bancários e Água Fria.

Fonte: Jornal da Paraíba http://bit.ly/zonasuljp