Varanda gourmet: novas ideias charmosas para este espaço

  • Idéias

Ter uma varanda gourmet em casa é um privilégio, e quando você pode transformar esse espaço em um ambiente charmoso e aconchegante, melhor ainda. Uma forma de dar ainda mais vida e personalidade ao espaço é através das plantas.

Mas como escolher as plantas ideais para sua varanda gourmet? Existem algumas dicas que podem ajudar. Confira a seguir:

Considere a iluminação: é importante escolher plantas que se adaptem à quantidade de luz natural que a sua varanda recebe. Algumas plantas precisam de mais sol, enquanto outras preferem um ambiente mais sombreado.

Escolha plantas de fácil manutenção: se você não tem muito tempo para cuidar das plantas, opte por aquelas que não precisam de muita água ou adubos constantes. Suculentas, cactos e heras são boas opções.

Aposte em vasos e cachepôs diferentes: os vasos e cachepôs podem ser verdadeiros itens de decoração, então escolha modelos diferentes e que combinem com o estilo da sua varanda.

Crie um jardim vertical: se você tem pouco espaço na varanda, uma boa opção é criar um jardim vertical. Além de ocupar menos espaço, ainda ajuda a purificar o ar.

Um jardim vertical é uma estrutura projetada para cultivar plantas verticalmente, em vez de horizontalmente no solo. Também conhecido 
como parede verde ou jardim vertical vivo, esse tipo de jardim é uma forma inovadora de trazer vegetação para áreas urbanas ou espaços com restrições de espaço.

Geralmente, um jardim vertical é composto por uma estrutura vertical, como uma parede ou painel, na qual as plantas são instaladas. Pode ser construído utilizando diferentes métodos, como o uso de treliças, bolsos de plantio, painéis modulares ou sistemas hidropônicos.

As plantas são selecionadas levando em consideração fatores como a quantidade de luz disponível, o clima local e a manutenção necessária. Pode-se escolher uma variedade de plantas, desde samambaias e heras até suculentas e plantas floridas, dependendo das preferências estéticas e das condições ambientais.

Use plantas aromáticas: além de embelezar esse ambiente, as plantas aromáticas também podem ser usadas na cozinha. Hortelã, manjericão, alecrim e tomilho são algumas opções.

Além das plantas, é importante pensar em outros elementos de decoração para a sua varanda gourmet. Móveis confortáveis, como sofás e poltronas, iluminação adequada e até mesmo acessórios como almofadas e tapetes podem fazer toda a diferença.

Com essas dicas, você pode transformar esse espaço em um cômodo ainda mais agradável e convidativo, perfeito para receber amigos e familiares. Aqui na Execut, possuímos imóveis com varandas gourmet modernas, e com vistas incríveis para o mar. Fale conosco e saiba como nossa equipe pode te ajudar.